quinta-feira, 13 de março de 2014

Foto Denuncia: Favela em Xique-Xique (BA)


E a "favela", em Xique-Xique (BA), entre o cais e a margem do rio,  continua crescendo a todo vapor enfeiando a cidade e poluindo as águas do Rio São Francisco.
Parece até que o brioso Ministério Público da Bahia não está presente na cidade. Se está o representante local está se fazendo de morto e deixando de cumprir duas importantes missões: ASAÚDE PÚBLICA DA COMUNIDADE E O MEIO AMBIANTE.
Os nossos políticos (Prefeito Municipal, Vereadores e Deputados Estadual), por incrível que parece deixa a degradação correr solta.
Este é um ano de eleições. Vão aparecer muitas promessas. Não se deixem enganar, pois, em 2015 eles somem.

Foto Interessante em Xique-Xique (BA): BELO SURUBIM

 
No nosso Município de Xique-Xique (BA), situado na margem do Rio São Francisco, ainda é possível a pesca de um belo exemplar de Surubim.
Cincinato foi feliz em registrar esse belo pescado antes de ser fatiado.

Foto Denuncia : Rua Benjamim Constant (Rua do Perau)


Os cubículos existentes na parte oeste da Rua Benjamim Constante (Rua do Perau), em Xique-Xique (BA), continuam servindo de esconderijos e uso de drogas pelos marginais.
A Prefeitura poderia, pelo menos fechar com alvenaria esses espaços mal utilizados.
Vamos embelezar nossa cidade.

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA

Secretarias:

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA



A Secretaria Municipal da Educação tem por finalidade:
I -organizar, supervisionar, pesquisar e planejar as atividades de ensino no Município;
II -cuidar da instalação emanutenção de estabelecimentos municipais de ensino;
III -acompanhar a execução do Plano Municipal de Ensino;
IV - realizar convênios com o Estado no sentido de definir uma política de ação na prestação do ensino fundamental, tornando mais eficaz a aplicação dos recursos públicos destinados à educação;
V -organizar anualmente o levantamento da população em idade escolar,procedendo sua chamada para a matrícula;
VI - realizar serviços de assistência educacional destinado a garantir o cumprimento da obrigatoriedade escolar;
VII -desenvolver programas de orientação pedagógica, objetivando o aperfeiçoamento do professorado municipal dentro das diversas especialidades;
VIII -buscar aprimorar a qualidade do ensino;
IX -desenvolver programas no campo do ensino supletivo em cursos de alfabetização e treinamento profissional.
A Secretaria Municipal da Educação é constituída da seguinte estrutura, imediatamente subordinada ao Secretário Municipal de Educação e Cultura:
I – Gabinete do Secretário:
a)Assessoria Técnica;
b)Assessoria de Projetos Educacionais.
II – Diretoria Geral:
a)Coordenadoria de Administração e Logística:
1.Setor de Merenda Escolar;
2.Setor de Transporte Escolar;
3. Setor de Materiais e Serviços;
4.Supervisão de Recursos Humanos.
b)Coordenadoria de Cultura;
c) Coordenadoria Geral de Educação:
1. Coordenadoria de Ensino Fundamental II e Ensino Médio;
2. Coordenadoria de Ensino Fundamental I – Zona Rural;
3.Coordenadoria de Ensino Fundamental I – Zona Urbana;
3.1.Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos;
4.Coordenadoria de Educação Infantil;
5.Coordenadoria de Creches.
§ 2º - O Professor Municipal, quando designado para o exercício de Direção de Unidade Escolar, passará automaticamente para o regime de 40 (quarenta) horas semanais.
§ 3º - A gratificação pelo exercício das funções de Direção e Vice-Direção de Unidade Escolar incidirá sobre o salário-base do professor designado.
§ 4º - A gratificação a que se refere o parágrafo 3º, incidirá da seguinte forma:
PORTE DA UNIDADE ESCOLAR
GRATIFICAÇÃO POR CARGO
DIRETOR
VICE-DIRETOR
PEQUENO
SALÁRIO-BASE + 20%
SALÁRIO-BASE + 10%
MÉDIO
SALÁRIO-BASE + 25%
SALÁRIO-BASE + 12,5%
GRANDE
SALÁRIO-BASE + 30%
SALÁRIO-BASE + 15%
ESPECIAL
SALÁRIO-BASE + 35%
SALÁRIO-BASE + 17,5%

O Vice Prefeito de Xique Xique

O Vice Prefeito de Xique Xique

Luiz Andre de Queiroz Teixeira

vice-prefeito@xiquexique.ba.gov.br

Vice Prefeito de XiqueXique: Luiz Andre de Queiroz Teixeira
PERFIL

Dr. Lula,

Luiz Andre de Queiroz Teixeira ,conhecido como LuLa, nasceu em Xique-Xique, Bahia, em 06 de março de 1973.

É filho de Genaldo Luiz Marques Teixeira e Marilusia de Queiroz Teixeira. Casado com Keisyara Almeida de Queiroz, advogada. Pai de Anna Lívya de Queiroz Teixeira.

Cirurgião-dentista, empresário, foi eleito vereador no período de 2001 a 2004 onde exerceu o mandato na gestão do prefeito José Magalhães. Lula é filiado ao PDT.

O Prefeito de Xique Xique

O Prefeito de Xique Xique

Alfredo Ricardo Bessa Magalhães

prefeito@xiquexique.ba.gov.br

Prefeito de XiqueXique: Alfredo Ricardo Bessa Magalhães
PERFIL

Dr. Ricardo,

Alfredo Ricardo Bessa Magalhães, conhecido como Dr. Ricardo, nasceu em Xique-Xique-Bahia, no dia 20 de fevereiro de 1976.

Filho de Gerson Mendonça Bessa e Dona Acir Maria Magalhães. É casado, e tem dois filhos.

É médico, formado pela Universidade Ciência da Saúde em Maceió-Alagoas, em 2002. Cursou o primário na Escola José Petitinga e no Colégio Sr. do Bonfim. Concluiu o 2º grau em Salvador.

Devido a sua atual carreira politica, esta licenciado do Hospital Senhor do Bonfim, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e da Prefeitura de Itaguaçu, onde é plantonista. Em 2012 foi eleito por voto popular com 53,19% dos votos validos, dos 25.241 mil apurados. É filiado ao Partido dos Trabalhadores – PT.

Prefeitura de Xique Xique

Prefeitura de Xique Xique

Antiga sede da Prefeitura Municipal de XiqueXique (BA)Era assim a antiga sede da Prefeitura Municipal de XiqueXique (BA), construída no século XIX e demolida no ano de 1963.

A grande obra dominava a Praça D. Máximo ante a majestade e beleza do seu traçado arquitetônico.

O lugar onde está encravado o novo prédio da Prefeitura que ficava o prédio da antiga Prefeitura, cuja construção em blocos de pedra e cimento, foi iniciada por volta de 1890 e inaugurado no ano de 1894 pelo 3º Intendente Municipal de XiqueXique, Cap. Antônio Martins Santiago (1892-1896).

O belo e clássico prédio da Prefeitura foi demolido no ano de 1963 pelo 5º Prefeito Municipal de XiqueXique (BA), Sr. Joel Firmo de Meira, que governou o Município de 1963 a1967.

Sede atual da Prefeitura Municipal de XiqueXique (BA)Na altura do ano de 1545, Duarte Coelho Pereira, donatário da Capitania Hereditária de Pernambuco, autorizado pelo Rei Dom João III, chefiou a 1ª Expedição de Exploração do Rio São Francisco, partindo da foz com destino a nascente.

A Cidade de Xique Xique

A Cidade de Xique Xique

Antiga Prefeitura de XiqueXiqueNa altura do ano de 1545, Duarte Coelho Pereira, donatário da Capitania Hereditária de Pernambuco, autorizado pelo Rei Dom João III, chefiou a 1ª Expedição de Exploração do Rio São Francisco, partindo da foz com destino a nascente.

No Diário de Bordo daquela aventura pioneira, Duarte Coelho Pereira anotou, entre tantas paisagens e pontos importantes avistados pela primeira vez por um europeu, no que interessa especificamente à História e à Geografia de Xique-Xique: um enorme arquipélago, uma ipueira circundada pelo arquipélago e uma lagoa. Os belos espaços geográficos encontrados por Duarte Coelho Pereira o levaram a escrever, em seu Diário de Bordo, como sendo esta localidade um lugar mais do que chique, um lugar chique-chique. No ano de 1683, na área geográfica que veio a se tornar o município de Xique-Xique, o Barão da Casa da Ponte Antonio Guedes de Brito instalou a Fazenda Pedras, a primeira deste perímetro territorial, que ainda existe, e teve seu período histórico de glória, chegando a ser distrito judiciário e administrativo, entre os anos de 1861 e 1938, ou seja, durante setenta e sete anos. Registre-se e perpetue-se na História de Xique-Xique que, no ano de 1685, o espaço localizado na margem leste da Ipueira foi escolhido por Theobaldo José Miranda Pires de Carvalho, para estabelecer a sede de sua famosa e histórica Fazenda Praia.

Em alguns anos a Fazenda Praia se tornou um arraial.

Segundo uma lenda, por iniciativa de um tropeiro, residente na Ilha do Miradouro, foi construída uma capela, em cumprimento a uma promessa, a qual ele dedicou ao Senhor do Bonfim e Bom Jesus.

Logo, o surgimento da capela na Fazenda Praia atraiu dezenas de moradores de outras fazendas que passaram a construir suas moradias em torno da capela.

No ano de 1700, através de ato assinado por Dom Sebastião Monteiro da Vide, primeiro arcebispo do Brasil, o arraial passou a ser uma freguesia, passando a se denominar Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique.

Havendo nascido sob o signo econômico de fazenda de criação de gado e agricultura de subsistência, desde o começo Chique-Chique e sua área de influência conseguiram na Serra do Açuruá inumeráveis pepitas de ouro, diamantes e outros metais e pedras preciosas e semipreciosas de garimpos de aluvião, atraindo aventureiros de várias partes, que se somavam a sua população.

Praça D. Máximo, com destaque para a Igreja Matriz do Sr. do Bonfim.No dia 06 de julho de 1832, estando a freguesia de Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique em condições de ser emancipada politicamente, o Conselho Provincial da Bahia assinou ato criando o município, desmembrando-o do de Jacobina, tendo sido instalado no dia 23 de outubro de 1834, quando tomou sua primeira Câmara Municipal, composta por sete membros, cujos nomes são: Álvaro Antonio de Campos, Antonio Joaquim de Novais Sampaio, Ernesto Augusto da Rocha Medrado, João Xavier da Costa, Clemente Sancho Pereira da Franca, Manoel Netto Martins e Francisco Antonio da Rocha.

O Brasil, durante o período Imperial, foi administrado pela Constituição de 25 de março de 1824, a qual omitia a existência de prefeitos e intendentes municipais. O presidente da Câmara Municipal cumpria o papel de chefe do poder executivo. A partir da Constituição de 1891 criou a figura do intendente municipal, sendo o coronel Gustavo Magalhães Costa o primeiro a ser nomeado para administrar Chique-Chique. A partir de 1930 o intendente municipal passou a ser chamado de prefeito municipal.

No dia 14 de dezembro de 1857, pela Lei Provincial nº 650, foi criada a Comarca de Xique-Xique, sendo primeiro Juiz o Dr. Francisco Pacheco Pereira. Entre os juízes e promotores que atuaram na Comarca de Chique-Chique, naquele período, estão o Dr. Alfredo José da Conceição Machado, Luiz Viana e Fernando da Conceição Machado. Lei Estadual de 03 de agosto de 1892 extingue a Comarca de Chique-Chique. 

coritiba x flamengo